PASTORAIS
CLUBE DE MÃES
O Clube de Mães foi fundado em 1980 pela Irmã Missai, Sra. Ulesina e D.Apparecido José Dias.
No Clube de Mães são desenvolvidas várias atividades artesanais, como por exemplo trabalhos como: crochê, costura, pintura, bordados. Esses artesanatos são vendidos e a renda arrecadada é revertida para
o Fraterno Auxílio Cristão. São cerca de 13 membros que frequentam o Clube, confraternizando, cooperando e dividindo vivências, memórias, recordações, práticas e experiências.
No Clube, há uma organização onde os cargos estão divididos em: diretoria, tesouraria e secretaria; para ocupar essas funções as mães privilegiam a conversa e o diálogo realizando posteriormente uma votação.
O Clube representa a partilha, o amor e a família e esses sentimentos ficam evidentes no sorriso de cada uma das mães que formam o grupo.
Além dessas atividades, as mães realizam confraternizações entre si em datas comemorativas, sendo assim um espaço de amizade, companheirismo e partilha.
O Clube de Mães funciona toda terça e quinta-feira no período vespertino, das 13h30 às 16h30.
PASTORAL DA JUVENTUDE
A Pastoral da Juventude é uma organização de juventude ligada ao Setor de Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Por isso, é comprometida com a evangelização, em especial
de jovens empobrecidos. A PJ (Pastoral da Juventude) é feita de homens e mulheres que sonham com um mundo mais justo, e desta forma dedicam sua vida à causa do reino de Deus. Na PJ, o sonho, o canto, a poesia, a amizade estão presentes em cada momento, em cada grupo de base.
Em abril de 2013 iniciou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, um trabalho com a juventude visando fazer com que os jovens vivessem uma experiência de Deus, no seguimento a Jesus, na espiritualidade e no jeito novo de ser igreja. Uma igreja profética e de jovens missionários. Em 2018 iniciaram-se as visitas às comunidades rurais, começando com a comunidade de São Sebastião, no Bairro Bulha, e na
comunidade Nossa Senhora Aparecida no Bairro Votupoca, sempre com uma boa participação nos encontros. Foram realizados retiros, vigílias, acampamentos e confraternização com todos os jovens da
paróquia para melhor integração, união e convivência entre os jovens.
Neste ano de 2019, a proposta é continuar com os encontros, retiros, acampamentos, celebrações, vigílias e ir ao encontro de mais comunidades.
Iniciamos com a comunidade de Santo Antonio no Capinzal do Vitório com a proposta de “Viver em Cristo”. A missão é levar a Boa Nova do reino de Deus a todos os jovens. Os grupos hoje são:
- Geração de Maria da Matriz Nossa Senhora Aparecida, com aproximadamente 20 participantes;
- Grupo comunidade São Sebastião – Bulha, com 10 participantes;
- Comunidade Nossa senhora Aparecida – Votupoca, com 10 participantes;
- E jovens do grupo da Perseverança, Crisma e Cerimoniário.
Todos trabalhando juntos no Projeto de Cristo, que nos pede com urgência a construção de um mundo mais justo e solidário!
PASTORAL DO MENOR
A Pastoral do Menor – Pamen, alicerçada na ação evangelizadora da Igreja no Brasil, surgiu na cidade de São Paulo em 1977 como resposta às necessidades de crianças e adolescentes empobrecidos e vítimas dos diversos tipos de violências da sociedade da época.
Pouco a pouco, a Pamen foi expandindo suas ações para todo território nacional.
A implantação da Pamen na Diocese de Registro aconteceu em agosto de 2014, na Paróquia São José Operário em Registro, especificamente, no bairro Vila Nova. Em Maio de 2018, a Pamen nascia na Paróquia Nossa Senhora Aparecida com um Encontro de Formação para os agentes desta Pastoral. Em Julho do mesmo ano, foram realizadas visitas domiciliares para conhecer as famílias do território e, a partir de agosto, foram iniciadas as atividades com crianças, adolescentes e adultos na Comunidade Santa Luzia, Bairro Xangrilá.
Atualmente são ofertadas as seguintes oficinas: Ballet e Capoeira com as crianças e adolescentes; manicure, design de sobrancelhas e trabalhos manuais com jovens e adultos da comunidade.
A intenção é ampliar as ações da Pamen para outras comunidades das Paróquias, onde existe um alto índice de crianças, adolescentes e famílias empobrecidas e vivendo em situação de risco pessoal e social.
A Pastoral do menor acompanha 60 crianças e adolescentes no município de Registro/SP e conta com 25 voluntários.
A Pastoral do Menor mantém sempre viva a proposta da mística evangélica de acolhida aos pequenos, que foi o lema da Campanha da Fraternidade de 1987: “Quem acolhe o menor, a mim acolhe” (Mc 9,37), compreendendo “menor” como aquela criança e adolescente esquecido, rejeitado e excluído dentre todos.